segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O engodo do Marketing Direto

Todo mundo já recebeu uma oferta destas:
"Trabalhe em casa e tenha mais tempo para você"
" Decida o quanto quer ganhar"
"Renda extra trabalhando nas horas livres"
 E muitas outras:
Todas elas falam de um negócio espetacular, que "qualquer um pode fazer", que é uma "tendencia mundial", etc.
Só que qundo você pede mais informações de como se pode participar desta bolada, e ter ótimos ganhos, começa uma espécie de mistério religioso: quando te abordam pessoalmente, querem te levar a um lugar, onde todos os detalhes serão revelados. quando te abordam on-line, são cliques e mais cliques que não te levam a lugar nenhum, mas mostram uma série de fotos e depoimentos de pessoas bem sucedidas.
Quando você vai ao templo, escritório, todos ficam falando das conquistas materiais que tiveram nos últimos meses utilizando o sistema e assim vai.
Muitos de vocês já sabem do que estou falando, afinal estas empresas e sites pipocam à nossa volta: são a famosa rede de Marketing Direto, e são muitas: Amway,Natura, Herbalife, a antiga Odorizzi, são só os nomes que me lembro agora.
Isto significa que você será convidado a vender os produtos de empresa, e convidar outros possíveis vendedores para a companhia, e você recebe parte da comissão da venda destes novos representantes.
Então você acha tudo maravilhoso, e se cadastra no sistema, afinal é só vender umas bugigangas e fazer com que amigos e parentes também comprem e vendam os produtos para ficar milionário.
E aí é que começa a penuria: além de não conseguir vender nada, já que ninguém tá afim de comprar algo de uma empresa desconhecida, ninguém está afim de sair vendendo coisas que ninguém conhece. e quando alguém acha que pode participar, não faz nada sem ter você por perto, afinal, você se comprometeu a ajudar para que o seu amigo decolasse na organização.
agora você está aí, trabalhando o dobro, vendendo nada, não tem mais tempo pro seu futebolzinho, nem para ver TV, ajudando um monte de gente a tentar se dar bem, assim como você está se dando bem agora.
Afinal de contas a renda do sistema ainda não dá para sair do emprego, e seus gastos com gasolina aumentaram um monte, e as vendas de sua rede não dão para nada.
E ainda, muitas empresas cobram pelo trinamento, pelas conferências que você obrigado a ir por "contar pontos" na organização. e quando se dá conta o sujeito está numa situação bem pior do que quando começou a trabalhar como vendedor, mas a lavagem cerebral a que se submete não deixa perceber isto.
e quando você finalmente percebe que aquela vida não é para você, pois ninguém tem vocação para trouxa. ainda dizem que a culpa de não ter dado certo é sua.