quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Disney, propaganda de guerra e as empresas atuais.

A Disney sempre fez ótimos desenhos (ainda mais quando a praga do Politicamente Correto não existia), e dois em especial sempre me lembram das empresas em que trabalhei e todas as outras que meus colegas contam histórias sobre as mesmas.

O primeiro é do Urso Colimério, que sempre amei, desde criança e retrata como os dirigentes de empresas se comportam diante do mercado e de oportunidades de negócio:
Percebam que sempre que o Colimério consegue uma boa porção de peixes, ele abandona tudo para pegar outra leva supostamente maior, mas acaba ficando sem nenhuma das duas. No fim do desenho, ele continua com fome e "acuado" pelos caçadores.
Na vida empresarial é assim também, muitas companhias estão sempre correndo atrás do "Peixe Grande", a todo custo, e não percebem que são os "lambaris" que sustentam a empresa.

O desenho de baixo é ainda mais antigo, e faz parte da propaganda de Guerra americana, e mostra de maneira caricata como era morar na alemanha nazista.


O paralelo que quero mostrar é que muitos patrões querem que os funcionários trabalhem como o Donald em suas empresas. Em muitos lugares, não é tanto na parte braçal, mas na intelectual. Você tem que ter idéias e pensar no bem estar da empresa o tempo todo, fazer melhorias o tempo todo, produzir todo dia mais e mais. Mas o que o funcionário recebe em troca? um salario miserável e a grande "oportunidade" de trabalhar na empresa que o suga e dá nada ou quase nada em troca.

Se sua empresa também é assim, comenta aí.

sábado, 24 de novembro de 2012

O gosto do chefe

Há muitos anos, eu trabalhava numa empresa de projetos onde havia uma revisão dos projetos, sempre por uma segunda pessoa.
Na ocasião, o revisor era meu chefe direto. Ele acabou solicitando algumas modificações sem importância, e depois comentou, com ar de brincadeira:
- Pois, é (nome mantido em segredo). Na verdade muitas vezes o chefe ou o revisor do projeto solicita modificações só para dizer que deu seu pitaco nas coisas.

Tradução: Eu sou o cão-alfa e vou mijar no território para mostra para você quem é que manda.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Frase do dia

Um dia sem reuniões é um dia produtivo. Uma semana sem reuniões vale por um mês de trabalho. Se conseguir ficar três semanas seguidas sem reuniões, pode dispensar seus funcionários em casa pelo resto do mes.