sexta-feira, 26 de abril de 2013

Rótulos de produtos

Volta e meia vejo no supermercado produtos com rótulos em espanhol e português. até aí tudo bem, mas há um problema nisso. Sabe porque eu escrevi espanhol antes do português? por que o idioma espanhol está em destaque, e lá num cantinho perdido estão as descrições do produto em português.
Pior ainda, muitas vezes o produto é fabricado no Brasil. Sim isso mesmo, um produto brasileiro, voltado para o mercado brasileiro, fabricado e consumido por brasileiros, com a maior parte de sua embalagem em espanhol. Isto é para lá de rídiculo.
Talvez seja pelo Mercosul. Mas pensem comigo, quando vem um produto da Argentina ou Chile, o máximo que se faz é colar uma etiqueta tosca por cima do rótulo original. Nenhum fabricante de outro país tem interesse em vender para o Brasil, mesmo o nosso país sendo o maior mercado da America do Sul.
Vamos ser sinceros, nossos vizinhos deviam implorar para vender por aqui, mas não. Parece que eles não estão nem aí.
Enquanto nós... Bem, nós nos esforçamos ao máximo para vender tudo para nossos vizinhos, e esquecemos de vender para nosso próprio mercado...

domingo, 14 de abril de 2013

serrinha chinesa

recentemente comprei uma serra circular importada por uma loja aqui da região.
Ela at´q que funcionou bem, por um período. Mas ontem mesmo eu estava cortando umas madeiras mais duras, e a serrinha parou de funcionar. Assim, sem mais nem menos.
Pensei que tinha estourado algum fio do rotor, como havia acontecido com minha outra serra circular (sniff).
Quando dei uma chupeta direto nas escovas a bicha mexeu. E eu fiquei surpreso.
Demonta daqui e dali, vi que não passava energia pela chave.
A chave era toda lacrada, talves para economizar com parafusos. tive que abrir com um estilete. E...... tchararan: um dos contatos estava colado. é colado mesmo.
A fábrica usou um plástico tão vagabundo que quando eu desliguei a máquina o contato voltou para a posição de descanso e COLOU no apoio. Daí o motor não ligava mais.
foi só usar um pouquinho mais a máquina e o calor do contato derreteu o plástico de apoio e acabou grudando. Meu velho amigo estilete resolveu a situação, cortando o plástico por baixo do apoio.
tudo voltou a funcionar, montei a serra e fiquei feliz da vida.
Menos com a marca Powner, que usa materiais tão inferiores no seu equipamento. custava tanto assim usar um plástico melhor? e se eu precisasse usar a serra o dia inteiro?
Fica a recomendação: tente sempre comprar ferramentas boas, ou tenha disposição como eu para desmontar e montar coisas no sábado e domingo