sábado, 25 de novembro de 2017

Brasil comunista

Nós vivemos em um país comunista. Sim, um país comunista. No Brasil existe alguma liberdade para você comprar seu carro, abrir um negócio, comprar uma casa. O governo não controla qual carro vai comprar nem como você vai pagar e também nem qual casa você vai utilizar, ou a escola onde você vai colocar seus filhos.Isso tudo dá uma certa impressão de ser um país livre e capitalista, mas a realidade não é essa.
E por que eu digo que o Brasil é um país comunista? Ele não é totalmente comunista, tem algumas características do capitalismo mas apenas na aparência.
o Brasil é um país comunista porque o governo tem o controle sobre quase tudo que você faz compra e produz . Qual que é a fundamentação para este argumento é de que com os subsídios e as facilidades fornecidas pelo governo para alguns setores da economia e para algumas pessoas, ele se torna o controlador de quase a totalidade da sociedade.
Você quer exemplos?
O governo controla completamente o petróleo e os minerais. Sobre o petróleo: visivelmente a Petrobras é a única fornecedora no país e você é impedido de comprar gasolina lá fora (a única exceção é você enche o tanque no Paraguai e vir com tanque cheio para cá, não tem como fazer nada). Sobre os minérios se você achar um veio de ouro no seu terreno você não é dono deste ouro, o governo é dono do ouro e vai te pagar uma pequena taxa por estar na sua propriedade.
O governo também controla o que você compra dando subsídios para alguns alguns produtores e tarifa em excesso para alguns produtos. Você não pode comprar por exemplo o que você quer da China, do Japão ,da Austrália ou dos Estados Unidos; você paga uma tarifa de importação exorbitante, que supostamente serve para proteger o Mercado Nacional, mas na verdade esta é uma estratégia de controle sobre seu consumo.
A política de subsídios para certas empresas também  também serve como controle para que o governo diga quem pode e quem não pode produzir algum tipo de material. Por exemplo existem vários subsídios para a produção de soja e milho e outros itens que estão na pauta de exportações. Os únicos beneficiados por essa política são pequenos grupos de exportadores que retém toda riqueza. Os pequenos produtores, que não têm amigos no governo são prejudicados. Os subsídios do governo servem exclusivamente para tirar o dinheiro dos mais pobres e entregar para os mais ricos.
O bolsa família também é uma espécie de controle por parte do governo, por que causa dependência das famílias que são beneficiadas. é quase como você entregar alguma droga de graça por um tempo para que a pessoa fica dependente e depois ela não consegue mais se livrar do vício.
O que seus filhos estudam na escola também é determinado pelo governo, mesmo numa escola particular. Não existe um currículo alternativo caso você queira que seu filho estude alguma coisa diferente. Assim que entra na escola a criança é praticamente propriedade do governo. Nenhuma escola pública ou particular no Brasil tem condições de determinar o que seu filho vai estudar. assim isso cria uma uma janela para doutrinação das crianças que vão simplesmente concordar com tudo que o governo faz.
Os altos impostos dos itens básicos de consumo como arroz, feijão, trigo também servem como uma situação de controle para que o governo não só arrecade, mas consiga direcionar o consumo das pessoas para um produto ou para outro; basta aumentar o imposto e o preço deste produto aumenta e as pessoas vão tentar substituir por alguma outra coisa.
Também não existe mercado de energia no país.  todas as principais empresas fornecimento de energia estão ligadas ao governo ou são controlados por ele. você não tem opção de comprar energia de uma outra companhia que você considere melhor ou mais barata ou alguma coisa assim.
O fornecimento de água e esgoto também é controlado completamente pelo governo (municipal mas ainda controlado pelo governo) que precisa seguir regras federais para seu fornecimento.
O transporte público também carece de escolhas porque apenas o governo ou empresas ligadas ao governo que podem fornecer. não existe opção de escolha para transporte público eu não tenho como escolher empresa A ou B de ônibus porque não existe empresa A ou B existem apenas as empresas autorizadas pelo governo.
Até mesmo viajar de avião é controlado pelo governo pois a ANAC é quem determina as linhas aéreas os horários e quanto vai custar cada coisa as empresas têm uma pequena flexibilidade nos seus custos e se pode ou não cobrar passagem mas todo o resto é controlado pelo governo .
As grandes empresas de comunicação (tanto faz televisão, rádio, telefone ou internet) todas sem exceção tem alguma ligação com o governo pois recebem os subsídios ou repasses de verbas ou tem regras muitos fritas que foram criadas pelo governo.
Ainda tem várias outras coisas que eu poderia mencionar aqui mas o texto ia ficar muito extenso e eu sei que muitas pessoas não gostam de ler textos extensos na internet.
O que podemos fazer então? a única alternativa é começar a exigir que o governo saia das nossas vidas, incentivar mais empresas particulares e sem ligação com o governo fornecendo seus bens e produtos e principalmente (que demora mas dá resultado) é começar a escolher deputados, senadores e vereadores que não queiram criar mais leis restringindo tudo que você pode fazer e sim escolher nossos representantes pelos que querem reduzir o estado.
Não é com mais leis e mais regras e mais restrições que vamos ter algum Progresso e sim com  menos leis e de forma mais clara e que sirvam para todos

Era só isso só hoje.