terça-feira, 28 de agosto de 2012

O valor dos Erros

Dialogo que ouvi entre um fuuncionário e o gerente há alguns anos:
- Senhor José, o senhor mandou cortar 14 placas de aço quando o projeto pedia apenas 4.
José olhando o projeto, chega a mesma conclusão:
- Caramba! é que o usei o desenho do outro projeto e esqueci de mudar a quantidade!
- Muito bem, José. Nós vamos ter que descontar estas dez peças do seu salário, hein? Para o senhor aprender a não errar mais.
- Correto, é justo! E eu pego as peças onde?
- Como assim?
- Ora! eu vou levar as peças para casa!
- Por quê? o que você vai fazer com elas?
- Fazer uma escultura, jogar no lixo, vender no ferro-velho. Se eu vou pagar pelas peças, elas são minhas e posso fazer o que quiser com elas.
- A coisa não é bem assim, veja bem...
- A coisa não é assim, nada. Eu vou pagar pelas peças e vou levar embora!
- Bem, acho que podemos deixar assim, quem sabe a gente aproveita essas peças no próxima máquina....

Resumo: a empresa queria que José pagasse pelas peças fabricadas a mais, mas não que ele levasse as peças embora, pois queriam usá-las novamente em outros projetos.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Salário compatível com a função

Queridos candidatos a um emprego novo, sempre que lerem em algum anúncio de emprego que a empresa oferece "salário compatível com a função", o que elas querem dizer é:
- Pagamos o menor salário possível pelo qual as pessoas se sujeitam a este trabalho.

É só!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Amostras de graça

Certa vez um cliente em potencial nos pediu um orçamento para cento e vinte mecanismos especiais. Vieram com um monte de conversa e promessas, etc,etc.
Na verdade  a mesma conversa mole para enrolar vendedor e não comprar nada, de todo cliente falso que está mentindo.
Pediram seis amostras para fechar o restante do pedido depois. A empresa onde eu trabalhava caiu na pegadinha e forneceu as seis peças quase sem custo para o cliente.
Trabalhei lá mais três anos despois deste evento, e pelo menos até aquela data, não tinham vendido o restante do lote de cento e vinte peças.
Assim passo um conselho a todos:
Não forneçam amostras sem custo de modo algum, a não ser que sejam amostras de linha de produção normal, cujo custo é baixissimo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A Importância Relativa

Certa vez, discutindo um assunto interno com um colega, toca o telefone; ele atende:
 - Sim, sim, senhor. Eu estou só verificando um assunto aqui e já posso verificar isto. Sim, em cinco minutos já estou vendo isto.
Era o diretor da empresa, solicitando que meu colega verificasse um assunto da mais "extrema importância e urgência". O diretor não estava na empresa e pediu que o rapaz começasse a fazer umas contas que ele logo ia chegar para verificar.
O interessante é que eu terminei de verificar o assunto com meu colega (já estava no fim mesmo, quando o telefone tocou) , e desci as escadas para ir ao outro galpão da empresa.
quando cheguei no estacionamento, menos de um minuto depois do telefonema, vi o carro do diretor chegando no pátio da empresa.
Me pergunto o que seria tão inacreditavelmente urgente, que precisava que alguém tivesse que infringir a lei, e pedir para alguém começar o trabalho, sendo que ele mesmo poderia coordenar o assunto pessoalmente em apenas um minuto?
E depois, se o assunto era tão importante e urgente, por que não veio mais cedo para a empresa? o expediente começava duas horas antes de ele fazer a ligação......