terça-feira, 15 de outubro de 2013

metas e bonus

Há muito tempo, a empresa onde trabalhei colocou suas metas de vendas para o ano, e anunciou que se a equipe de vendas batesse as metas, teria um excelente bônus.
Mas, conforme passavam os meses e a equipe de vendas encostava ou passava um pouco da meta, a empresa aumentava a meta anual bem mais que os esforços dos vendedores.
Eu explico: Em janeiro a meta anual era 10 milhões, e os venderes conseguiram quase um milhão. Em fevereiro anunciaram nova meta anual de 11,5 milhões. Somadas as vendas de Janeiro e Fevereiro, deu quase dois milhões e duzentos mil. Então aumentaram a meta anual para 13 milhões.
Entenderam? Não importa o quanto os funcionários se esforçassem, a meta nunca seria alcançada, já que era aumentada arbitrariamente o tempo todo.
Lá por maio o pessoal começou a se aborrecer com esta história toda e as vendas estabilizaram em pouco menos de um milhão por mês. Com meses dando bem menos que isso.
No final do ano, durante a divulgação dos resultados, os diretores tiveram a acara de pau de dizer que a equipe não tinha se esforçado o bastante para merecer algum bônus.
Numa outra empresa, porém, a meta era bem clara: toda vez que o custo industrial ficasse abaixo de um porcentual das vendas, todos os funcionários ganhavam uma cesta básica.
A empres só divulgou o resultado duas vezes.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário