domingo, 25 de setembro de 2016

Bloco K é uma travanca no progresso do Brasil.

Você conhece o Bloco K? Não? Pois bem, silenciosamente e por muito tempo o governo brasileiro aprontou uma dor de cabeça sem tamanho para as empresas no Brasil.
E por que? Oras, porque é uma maluquice sem tamanho.
Eu explico. O Governo quer que as industrias e atacadistas informem mes a mes o que acontece com seus estoques.
Ou seja, se você fabrica camisas, por exemplo, você consome tecido, linha, botões, etiquetas, plásticos e papelão (estes dois últimos para embalagem).
Acontece que você vai ter que contabilizar e mandar para o governo, todo mês, tudo que você consumiu e tudo que você tem no almoxarifado de sua empresa. Ainda, se você mandou costurar alguma camisa fora, vai ter que informar pra o governo também.
Se você dessitiu de usar um lote de botões, vai ter que explicar o que fez com os botões.
Mais maluquice ainda você vai ter que informar o que é usado em cada produto que você vende.
Ou seja, você vai ter que entrgar a ficha técnica de seus produtos para o Governo. Além disso, se você vendeu cem camisas que consomem seis botões em cada. Como o Fisco sabe que deveriam ter saído seiscentos botões do seu estoque, ele vai te encher o saco se só foram baixados quinhentos botões do teu estoque.
Lindo não? O Grande Irmão é fichinha perto disso. Qualquer errinho que você cometa, vai ser encarado como sonegação. Não não estou brincando, o empresário vai ter que dizer ao governo tudo, simplesmente TUDO o que ele faz durante o mês.
Além de um caso flagrante de desrespeito ao segredo industrial, este tipo de coisa vai necessitar de todo um exército de contadores e tributaristas. Sem contar nos engenheiros e técnicos necessários só para preencher formulários destinados ao fisco, ao invés de estarem trabalhando na melhoria de processos e produtos.
Isto tudo vai impactar no custo dos produtos, que vão ficar ainda mais inacessíveis justamente para os mais pobres, fora a grande massa de trabalho desperdiçada para satisfazer os desmandos do governo. Além disso o próprio governo vai precisar de mais um caminhão de gente para verificar se o que as empresas relataram está correto.
Em vez de produzir mais e inovar mais, Estado e empresas vão ter que gastar horas de trabalho para encher papelada.
Mas é tudo para a melhoria do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário