domingo, 23 de junho de 2013

coisas do campo

Volta e meia eu assito o Globo Rural e, apesar de o programa exibir a pujança e glória do agronegócio brasileiro (modo sarcasmo desligado agora), eles mostram alguns exemplos de como os agricultores trabalham de modo absurdo.
Dia 23 de junho de 2013 foi exibido uma reportagem destas. Lá num interior perdido que eu esqueci o nome ( e estou com preguiça de procurar na internet), mostraram como o pessoal do campo pode ser solidário.
Um grupo de peões se juntou para ajudar um amigo a arar um pedaço de chão. Mas o que chamou a atenção foi COMO eles fizeram isso. Primeiro botaram uns arados tinindo de limpos em cima de carros de boi impecavelmente arrumados, com todos os metais brilhando e sem nenhuma lasca de madeira faltando.
Sabe, tudo muito limpo e arrumado para ser ferramenta de trabalho de todo dia. É como o mecânico que não tem nenhuma ferramenta com graxa ou o martelo de borracha sem marca de batida.
Na verdade ficou a impressão que todo mundo pegou o arado e carro de bois da exposição agropecuária para aparecer na televisão.
Outra coisa que não consegui engolir é que colocaram UM arado em cima de CADA carro de bois. E cada carro de boi puxado por QUATRO animais. Me pareceu um desperdício enorme de boi. Será que não seria possível pelo manos levar dois arados em cada carro de boi?
Lembro que meu avó colocava quase uma tonelada de carga num carroção para UM boi puxar. Tem alguma coisa errada com esses caras.
Beleza, eles se dirigiram para uma fazenda longe e chegaram lá no comecinho da noite. E engraçado foi a maneira como guiavam os bois: com uma vareta na mão e o boi atrás e o cara explicando: vareta lá, boi pra cá, e outras coisas que não entendi direito. Será que não era mais prático botar uma espécie de rédea no boi e ir em cima do carroção, como meu tio fazia aqui no Sul? se o cara tropeçar e cair o boi para ou passa por cima?
Bois descansados no dia seguinte, dá-lhe trabalhar, não? Sim, só que com 84 bois para 16 arados. Sim, mais de CINCO bois para cada arado! Talvez o terreno fosse muito duro e precisassem revesar cada dupla de bois para evitar o cansaço dos animais. Mas, não! o terreno era fofo! os animais puxavam o arado sem dificuldade. E os caras estavam usando duas duplas de bois para cada arado.
De novo, comparando com meu avô, e outros parentes meus que cansei de ver trabalhando no campo, eles usavam no máximo uma parelha de cavalos (que são muito mais fracos que bois), para trabalhar em terreno duro que parecia um tijolo. Talvez uns estivessem exigindo demais dos animais e os caras do programa de menos....
De todo modo, o que quero dizer é que, apesar de toda a boa vontade e disposição dos pequenos produtores brasileiros, muitos deles utilizam muito mal os recursos disponíveis na propriedade. Acho sim um exagero botar quatro bois para puxar um carro com um único arado em cima. Assim como também é um claro desperdício de animais usar quatro bois em cada arado.
Alguns vão dizer que como não sou agricultor, não sei do que estou falando. Mas foda-se, tenho direito de ter opinião sobre o que eu quiser. Além do mais, tive sim muito contato com o campo e etá já trabalhei com pá e enxada na mão, sim. E me orgulho disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário