quarta-feira, 2 de março de 2016

Globo Reporter Vale Europeu - Só Exageros.

Antes de começar, deixe eu esclarecer uma coisa: Eu MORO no vale europeu e tenho alguma propriedade para falar do que acontece aqui.
Dia 19 de fevereiro o Globo Reporter mostrou um paraíso na Terra, o Vale Europeu em Santa Catarina.
Não vou falar das belezas naturais e pontos turísticos mostardos no programa. Estes estão corretos.
O que me incomoda é o primeiro minuto do programa, onde são ditas coisas realmente mentirosas.
Dá uma olhadinha no link do programa, eu espero.

Viu? ótimo.

Bom, é claro que é ótimo morar aqui e que a qualidade de vida é boa, mas nem tudo é tão formidável quanto a reportagem mostra.
Na verdade o programa foi produzido pela RBS TV de Blumenau com o intuito claro de fomentar o turismo na região, e para atrair turistas vale muita coisa. Inclusive dizer que alguém aqui do vale vai emprestar o carro para dois desconhecidos. Mas nem a pau, só acredita nisso quem nunca teve que lidar com os "alemão" daqui.

E depois, a diferença de renda aqui ainda é brutal, e a pequena distância entre ricos e pobres por aqui deve se referir à Geografica mesmo, pois como as cidade são pequenas, o ricaço têm que morar no mesmo bairro do pobretão.
Ainda o programa não diz quanto é esta distância e como ela pode ser comparado ao resto do Brasil por exemplo. Apenas dizer sem mostrar números é o que mais faço no meu blog, e ninguém acredita em mim; mas acreditam na Globo porque, bem é a Globo e a Globo nunca mente.
Saúde e alta renda também são exagerados. Tá bom temos msmo em algumas cidades um posto médico em cada bairro, mas o médico só aparece de manhã, atende dez pessoas e vai embora. Remédios, so se for aspirina, que qualquer outro tá em falta.
Mas o que mais me irritou foi a mentirada do "emprego sobrando e alta renda". Bem, a Renda média de Santa Catarina não é ruim, mas é difícil arranjar emprego por aqui. Você tem que ter experiência, curso técnico ou alguém que dê um empurrãozinho.
Como exemplo de oferta de emprego, também não mostraram nenhuma estatística de quantos empregos tem na região ou quanto cada um ganha. Para finalizar, todo dia aparece uma placa de vende-se alguma casa ou terreno, além de uma redução constante nos quadros das empresas.

Uma coisa que faltou dizer foi que a região é altamente industrializada e há dezenas de grandes companhias, inclusive multinacionais, e milhares de pequenas industrias e comércios.

Bom , que quero dizer que tomara que os turistas venham para cá. Mas que a RBS poderia  ser mais realista com a mtéria. Ficou parecendo propagande de companhia telefonica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário